- Qual senhora ? Sódico ou potássico ?
-Aquele vermelhinho
-Os dois são vermelhos senhora !!!
-Aquele pra dor no corpo
-Os dois são para dor no corpo senhora
-Aquele genérico moça.
-Os dois são genéricos senhora !!!
-Ai moça, me dá o melhor então.
( Putz......, e agora ? )
Quem de vocês não passa por isso rotineiramente no balcão da farmácia? será essa a hora de consultar nossa bola de cristal e descobrir que raios de Diclofenaco a cliente está querendo ? Acho que não, até porque o sindicato das bruxas não permitem que farmácias utilizem bolas de cristais.
Então vamos conversar a respeito, primeiramente vou deixar claro que todas apresentações de Diclofenacos são tarjado, ou seja, a venda mediante receita médica, porém, sabemos que na prática não é bem assim, os longos anos de existência somados as milhares de receitas médicas já prescritas desse medicamento, o transformaram em item permanente das famosas" farmacinhas residenciais", assim como dipirona, paracetamol, sal de frutas entre outros, o Diclofenaco também se faz presente nos armários das cozinhas brasileiras, isso mesmo, dá uma olhadinha lá entre os pratos e os copos, tenho certeza que tem uma caixinha ( aproveita e dá uma geral no vencimento, deve ter medicamento desde o seu aniversário de 15 anos).
Pois bem, aliados a esse costume popular (não disse que concordo), e o fato de algumas receitas médicas prescreverem somente Diclofenaco, sem especificar qual seria, resolvi esclarecer um pouco essas diferenças.
Como nosso objetivo aqui, é a prática dia a dia dentro das farmácias, ( leia post apresentação desse blog) vou dividir em duas partes essa postagem :
➤Em tese tudo que você aprendeu sobre essa diferenças estão parcialmente ou totalmente erradas, como por exemplo: um deles seria para tecidos moles outro para músculos-esqueléticos, o sódico aumenta a pressão o potássico não, o sódico é para o corpo e o potássico para garganta, já ouvi loucuras até que afirmavam que potássico era para evitar câimbras ( o que evita câimbras é Potássio na forma de suplemento alimentar ) . Esqueça tudo isso, vamos recomeçar:
Inicialmente, você tem que entender que o medicamento ativo é o Diclofenaco, ele que atua como antinflamatório, analgésico e antipirético (febre), isso mesmo, o que importa é o Diclofenaco, os sobrenomes atuam como transportadores do Diclofenaco para o corpo. Sódico, Potássico ou Colestiramina são terapeuticamente inexistente, servem apenas para encaminhar o Diclofenaco para absorção pelo corpo.
A essa altura você está pensando:
-Então os três servem paras mesmas funções ?
Bingo! Você acertou, parabéns, tanto o Sódico, Potássico ou Colestiramina tem as mesmas utilizações, qualquer um deles fará ação em qualquer parte do corpo que necessitar do Diclofenaco ( verdadeiro principio ativo ). Vamos exemplificar para ficar bem claro, se um indivíduo necessita da ação do Diclofenaco para tratar uma contusão por exemplo, tanto faz qual deles for utilizado, os três vão agir praticamente igual. Mesmo caso uma inflamação de garganta .....etc.
Porém, (claro, sempre tem que ter um porém para complicar as coisas), existe uma pequena diferença apenas, pouco expressiva , tão pouca que muitos profissionais ignoram no momento de prescrever , outros consideram. A diferença está na velocidade de absorção ( inicio da ação) e tempo de duração:
→ O Potássico possui absorção ( inicio da ação ) mais rápida por ser solúvel em água, e duração do efeito em tempo mais curto;
→ O Sódico possui absorção (inicio da ação) mais lenta e duração do efeito em tempo maior;
→ O Colestiramina possui absorção ( inicio da ação) rápida, porém não liberando tudo de uma vez para o corpo, libera mais gradualmente, com isso o tempo de ação é maior que os três.
E ai, ficou claro ? não ? então vamos tentar assim:
Você arrumou um namorado (a) pela internet na china ( povo lindo ) o nome dele (a) é Diclofenaco, e chegou a hora de se conhecerem pessoalmente.
→ Se quiser que o Diclofenaco venha rápido, porém fique por pouco tempo em sua casa, peça para vir com o Potássico.
→Se quiser que o Diclofenaco venha mais lentamente, porém vai ficar um maior tempo em sua casa, peça para vir com o Sódico.
→Agora, se deseja que o Diclofenaco venha rápido e que fique um bom tempo em sua casa, peça para vir com Colestiramina.
Agora sim, falou de amor você entende, o importante é saber que de qualquer forma o seu amor chinês" Diclofenaco" chegará, a forma de transporte é um detalhe que vai depender da sua necessidade, mais ele (a) vai chegar, fique tranquilo.
➤Bom a segunda parte da explicação será apenas exemplos, observações de indicações médicas de sucesso ao longo dos anos, que foram mais eficazes, lembrando sempre que os três Diclofenacos possuem as mesmas funções terapêutica: Anti-inflamatório, Analgésicas e Antipiréticas. as diferentes indicações ficam mais a critério de cada profissional sem exigências prévias de escolha entre eles.
O potássico é o preferido quando além do efeito anti-inflamatório se deseja ter um efeito analgésico mais rápido (devido a sua rápida ação) por isso mais utilizado em casos de dores garganta, ouvido, enxaquecas, e também preferido pelos dentistas. Porém como o efeito é mais curto, é comum posologias mais próximas de 6 em 6 horas por curto prazo. Talvez por isso se criou ao longo dos anos, a teoria dos mais antigos, que o Potássico é utilizado em tecidos moles ( já vimos que isso não é verdade)
O Sódico por sua vez, pode demorar um pouco mais para começar sua de ação, porém sua duração é maior em tempo, passou a ser um pouco mais preferido em situações de tratamentos mais longos e traumáticos, com posologia de 8 em 8 horas , preferido por alguns médicos em caso de fraturas, colunas e lesões musculares, onde não é emergencial a dor- claro ela existe também- porém está mais diretamente ligada a tratar a enfermidade e consequentemente a dor ser eliminada. Por isso, também se criou a denominação que o sódico seria para musculatura e tecidos duros como ossos, coluna e nervos ( o que já vimos que não é bem assim ).
O Colestiramina, o irmão mais novo deles, possui inicio de ação rápida porém gradual, e mais duradoura, por isso o preferido em casos que o tratamento necessita de maior atenção no efeito anti-inflamatório do que analgésico, Na prática ele é escolhido mais por esse longo tempo de ação, e necessitando assim somente duas administrações diárias, 12 em 12 horas. Casos de inflamações em articulações de joelho, ombros, e doenças degenerativas que provocam inflamações, artrite, artrose...etc.
Bom é isso ai, só para não ficar dúvidas, vou repetir: Os Diclofenacos Sódicos, Potássicos e Colestiramina possuem terapeuticamente as mesmas funções, o que muda é só a velocidade do inicio da ação e a duração, os casos citados acima são apenas preferências de alguns profissionais.
E você? agora já sabe qual o remedinho vermelhinho que a senhora queria lá no começo ? eu não! Onde já se viu comprar medicamentos escolhendo pela cor de comprimido, só Jesus na causa mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário