sábado, 31 de março de 2018

O COMÉRCIO DE MEDICAMENTOS NO BRASIL

Olá amigos!
Sempre que converso com funcionários,administradores e pequenos empresários do ramo, é comum o choro e o mi mi mi nostálgico sobre como antigamente se ganhava bem ,bons salários, e agora tudo mudou. Sim concordo, mudou sim, mas ao contrário do que acreditam mudou para melhor.
Calma ai seu desanimado! Como dizem os " Manos" vou passar a visão.
Segundo recentes pesquisas as vendas de medicamentos no Brasil cresceram em media 42% nos últimos cinco anos, se quiser verificar gráficos consulte matéria do jornal Estadão, acessa lá.
Sendo mais preciso, a média do ultimo ano chegou a 12%. Você conhece algum setor que tenha fechado o ano com saldo ótimo assim, em plena crise ?  Não vale responder alimentos,esse é o campeão.
 Pois é, o crescimento em vendas nas farmácias vai bem obrigado!!! Segundo a Interfarma,o Brasil ocupa o oitavo lugar em consumo de medicamentos no mundo ( A ONU reconhece a existência de 193 países ), se o crescimento continuar nessa velocidade, nos próximos anos estaremos entre os três maiores consumidores.
E ai, surpreso ? O negócio é nível Master amigo, diversos fatores contribuem para esse crescimento, porém vale comentar três deles que considero os mais relevantes associados a esse mundo novo e maluco que vivemos.
➤ O primeiro , estamos nos tornando um pais de velhos, ou melhor idade como alguns dizem ( melhor idade não sei para quem, mas tudo bem), para quem beira os 40 anos sabe do que estou falando, nos anos 80 o Brasil possuía um slogan "Brasil um pais de jovens". Pois bem, esses jovens envelheceram, e os novos jovens não curtem ter filhos (pelo menos não um time de futebol de filhos como antes ) e com isso o Brasil envelheceu.
E claro, quanto mais se envelhece, maior a chances de consumir medicamentos.
➤O segundo motivo está relacionado ao ritmo de vida moderno, antes de mergulharmos nesse ritmo acelerado  os indivíduos possuíam mais tempo ociosos, ou seja, até para pequenas enfermidades e dores tinha-se mais paciência para tratar: utilizavam chás, terapias costumeiras da vovó, e alguns casos apenas se recolhiam em casa a espera da dor passar (e as vezes passava mesmo), não havia uma emergência em se medicar.
Hoje isso não existe, com a velocidade e dinamismo da vida moderna, ninguém quer perder tempo com doenças ou dores, elas atrapalham e consumem tempo que as pessoas não dispõem. Ficar em repouso por 1 dia apenas já pode ser uma catástrofes para alguns (mesmo com atestado médico), e por incrível que pareça a tolerância das empresas para funcionários afastados por motivos de doença é quase zero (como se a culpa fosse dele). Conheço vários casos onde o trabalhador teve a necessidade de afastar-se por doenças relativamente sérias, porém, após seu retorno em pouco tempo levou um pé na bunda , claro que as empresas alegam outro motivo, como corte de despesas, diminuição da equipe ( mente que eu posto).
Essa falta de tempo aliada ao medo de ser substituído, fazem com que ao menor sinal de um mal-estar, o sujeito corra para se medicar. Tenho observado isso muito nas farmácias, pessoas procurando se medicar sem ao menos terem certeza se realmente precisam, em muitos dos casos é apenas uma indisposição passageira.
➤A terceira causa e não menos importante, está ligada ao poder financeiro das indústrias e redes de farmácias em investirem nas propaganda para consumo. Praticamente em quase todos programas de auditório na televisão pode se notar isso, os apresentadores defendem com tanta verdade (para eles claro) a eficácia de algum medicamento sem tarja, que até eu quase acredito ( estou quase comprando um ômega 3 ).
Cara, se tem uma coisa maluca é a quantidade de pessoas que vão ás farmácias procurarem determinado medicamento, porque o "Fudidão" da TV disse que é bom, e coitado daquele funcionário da farmácia que discordar, a casa cai filho, afinal  o "Fudidão" não mente , claro quem mente é o Pinóquio (coitado)
Não vou entrar em propaganda médica, pois nosso foco aqui é farmácia.

Talvez você leitor a essa altura esteja pensando" onde está essa grana?  porque eu ganho muito pouco". Bem na verdade eu que te faço essa pergunta e mais algumas:
-O que você tem feito para aumentar seu salário ?
-Tem usado seu potencial ou está estacionado em sua falsa zona de conforto ?
Sei que não é fácil, costumo dizer que uma das coisas mais difíceis na vida é tomar decisões, ainda mais quando envolvem nos tirar de nossas comodidades. Mais o importante é você saber que a grana está ai, no seu setor, pode não estar no seu emprego, mas está no ramo que você trabalha, só falta você tomar decisões certas.
Vamos falar um pouco dos atendentes, que são a maioria dentro de uma farmácia, quase todos são comissionados certo? Você tem aprimorado suas técnicas de vendas ? Quantos clientes você tem que te procuram na hora da compra? Se a resposta são poucos, está na hora de melhorar,  esquecer a magoa das pisadas na bola que tua empresa faz. Afinal você ganha comissão abestado, quando você se deixa contaminar pelas atitudes errôneas da empresa e transporta isso para seu atendimento, te garanto que você perde muito mais que a empresa.
 Já sei, você é o super vendedor, não tem mais nada a melhorar ou aprender, os longos anos de experiência encostando a barriga no balcão te conferem esse título de mestre. Está errado amigo, o mundo muda muito rápido, e com ele nosso conhecimento vai ficando ultrapassado e a necessidade de novos fica cada vez maior. Aprenda mais, observe, muitas vezes aprendemos lições onde menos esperamos, basta estar atento e abrir a mente para receber essas informações.
Trabalhei em grandes empresas dinâmicas, treinamentos de pontas e tudo mais, porém admito que boa parte do meu modesto conhecimento adquiri em pequenas empresas, onde literalmente se vende o almoço pra comprar o jantar, a luta pela sobrevivência financeira é extremamente criativa. Além do  prazer de ter  conhecido os melhores profissionais que convivi, nessas pequenas empresas .

Agora compreendo que existem empregos que não se tem como tirar leite de pedras, as vezes chefes ou proprietários tem mente tão retrógrada que não sai leite mesmo. É ai que faço outra pergunta:
-O que você está fazendo nesse emprego ainda filho de Deus ?
Se suas resposta são os motivos de sempre, vamos conversar sobre alguns deles agora.

➤ Não posso, tenho família, mal ou bem essa é minha renda, empregos estão difíceis ,  blá blá blá.
Veja bem, não estou aconselhando que saia desse emprego, e fique batendo canela atrás de um emprego melhor. Pelo amor de Deus não faça isso, é justamente a ordem invertida que sugiro que siga. Primeiro procure um melhor emprego, sai batendo canela, pesquise empresas, mande e mail , levante o forebis do sofá e corra atrás, ai sim conseguindo um melhor emprego, você vai pedir as contas do atual. Agora a verdade é que poucos fazem isso, a maioria espera levar um pé na bunda da empresa para depois procurar outro emprego.
➤Eu não, tenho muitos anos aqui, não vou sair sem meus direitos com uma mão na frente outra atrás. Certo amigo, mais é só mais uma desculpa que você colocou em sua mente para enganar a você mesmo. Acompanhe o mundo e observe suas mudanças , se você arrumar um melhor emprego, a nova lei trabalhista lhe oferece outras formas de fazer um acordo com seu empregador sem perdas significativas de FGTS, direitos e tudo mais. Procure aquele advogado amigo ou o próprio sindicato e se informe, depois faça a proposta para empresa.
Além do que, o pouco que deixara de receber, será rapidamente compensado em pouco tempo na nova empresa com salários melhores.

E aí ainda tem certeza que não depende de você comer uma fatia maior do bolo?
Coragem !!!

Agora se você conseguir uma boa e convincente conversa com seu empregador e rolar um aumento significativo.......Parabéns, realmente você é  um Fudidão.

E para finalizar esse post,que já está grande demais, lembre-se: no começo eu disse que as vendas de medicamento decolaram nos últimos anos ?  Então agora uma surpresinha final , em média de 60% dessas vendas em farmácias são de medicamentos sem prescrições médicas, isso mesmo a maior parte desses milhões, são vendas que acabam sendo decididas ali mesmo, onde você trabalha, em suas mãos.

E ai, entendeu a visão?






Nenhum comentário:

Postar um comentário